9 de agosto de 2009
HISTÓRIA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (Precedentes - 1ª parte)
A partir desta semana, estaremos postando informações sobre a história da Renovação Carismática Católica, começando pelos antecedentes (as moções dadas à Irmã Elena Guerra, o avivamento da Rua Azuza e o Concílio Vaticano II), passando pelos momentos decisivos (como o Retiro de Duquesne), até enfatizarmos à chegada do movimento no Brasil. Conhecendo um pouco mais desta história, poderemos amar mais este movimento abençoado, e assim servir com mais empenho na obra para a qual Deus nos tem convocado.
Na Virada do Século XX
No fim do século XIX, a Beata Elena Guerra, fundadora das Irmãs Oblatas do Espírito Santo, em Lucca, Itália, pediu insistentemente ao Papa Leão XIII para reconduzir a Igreja ao Cenáculo. De 1895 a 1903, a Irmã Elena, movida pelo Espírito Santo, escreveu doze cartas confidenciais ao Papa pedindo-lhe uma renovação da pregação sobre o Espírito Santo. Nos seus diferentes escritos ao Sumo Pontífice, ela exortava-o a convidar os fiéis a redescobrir o que é uma vida vivida sob a ação do Espírito Santo. Na sua oração, ela pedia uma renovação da Igreja, a unidade dos cristãos, uma renovação da sociedade e por isso mesmo “uma renovação da face da terra”.
No seu coração, havia a idéia de um Pentecostes permanente; dizia ela: O Pentecostes não terminou; de fato é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre; portanto não temos nada a invejar aos Apóstolos e aos primeiros cristãos; nós só temos que nos dispor, como eles, a recebê-lo bem e Ele virá a nós como veio a eles.
Para pedir esta renovação, a Irmã Elena teve também a idéia de um movimento mundial de oração segundo o modelo do Cenáculo de Jerusalém, onde Jesus celebrou a última Ceia. Exatamente onde no dia de Pentecostes, Jesus cumpriu a sua promessa de enviar o Espírito Santo, enquanto cento e vinte pessoas, entre as quais os Apóstolos e Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos em oração incessante. A Irmã Elena declarava:
“Oh, se de todos os lugares da cristandade, se pudesse elevar ao Céu uma oração tão unânime e fervorosa como a do Cenáculo de Jerusalém, para reacender o fogo do Espírito Divino!”
Incitado pela Irmã Elena, Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo. Primeiro, em 1895, escreveu uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos. Houve um segundo documento em 1897, uma Encíclica sobre o Espírito Santo, Divinum Illud Munus, que terminava também convidando os fiéis a lembrarem-se da novena solene que tinha sido pedida em 1895. Declarava que a novena não era para ser limitada a um único ano, mas que devia ser uma novena perpétua, celebrada cada ano entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes e sempre com a mesma intenção: a unidade dos cristãos.
Outro importante acontecimento, de novo, a pedido da Irmã Elena, teve lugar a 1 de Janeiro de 1901. Em nome de toda a Igreja, Leão XIII invocou o Espírito Santo cantando o Veni Creator Spiritus. Nesse mesmo dia no outro lado do mundo, em Topeka, no Kansas, houve no Colégio Bethel e na Escola Bíblica, uma efusão do Espírito Santo que é geralmente reconhecida como sendo a origem do movimento Pentecostal. Depois o renovamento em Azusa Street, em 1906, do Afro-Americano William J. Seymour, difundiu o movimento pentecostal em todos os continentes em menos de dois anos.
Fonte: www.portalcarismatico.com.br
Na próxima semana, estaremos postando sobre o Avivamento da Rua Azuza, um acontecimento do meio evangélico que muito fala para todos aqueles que buscam uma espiritualidade pentecostal, e que por isso é também contado como um dos antecendentes da movimento carismático (ou pentecostal) católico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nos alegramos que nossos artigos esteja sendo utilizado por outros WebSites. Talvez esse primeiro "Na virada do século" seja o mais importante, pois é aqui que são lançadas as bases para o novo pentecoste que estaria por vir e teve seu grande ápice no Concílio Vaticano II. Fiquem a vontade para utilizar de qualquer material encontrado no Portal Carismático.
Postar um comentário