VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

13 de agosto de 2009

Projeto EU AMO A RCC (2ª parte)

No texto, a seguir, o diretor executivo do Escritório Nacional da RCC, Márcio Zolin, nos explica qual a proposta do Projeto EU AMO A RCC.

Irmãos,

“Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado e anunciado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – o seu serviço! – que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações” (Doc. Aparecida, n. 14).

Palavras que abrasam nossos corações carismáticos, afinal, como expressão eclesial, a RCC tem sido um grande instrumento de Deus para a evangelização nos tempos atuais, levando a Cultura de Pentecostes através de todos aqueles que experimentaram o Batismo no Espírito Santo e tiveram suas vidas transformadas. E quem vive essa graça quer espalhá-la. Sente-se impulsionado, na força do Espírito, à missão. Podemos comprovar isso em diversos lugares do mundo: o anseio dos participantes da RCC em fazer com que Jesus Cristo seja conhecido e amado os leva a evangelizar de diferentes formas.

Temos trabalhos direcionados à juventude em todo o mundo; estamos presentes no meio universitário; desenvolvemos atividades de evangelização voltadas às crianças. Aqui no Brasil, a cada ano, se consolida a evangelização nas férias, através do Projeto Jesus no Litoral. Temos missionários na Amazônia, na Ilha do Marajó. Nesse lugar, de grande miséria, onde a injustiça social impera, estamos presentes para implantar a cultura de Pentecostes, através do serviço aos pequeninos do Senhor. Em várias cidades do Brasil, muitos membros de nosso movimento estão comprometidos com atividades de promoção humana. Nos Estados Unidos, existem comunidades carismáticas de língua portuguesa. Organizamos eventos locais e nacionais de evangelização. Dispomos de materiais de formação produzidos por nós. Temos programas de rádios, televisão, na internet. Trabalhos feitos para evangelizar!

ESCRITÓRIO NACIONAL A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO

Há uma série de projetos ou serviços, cuja finalidade é a evangelização, sob responsabilidade direta do Escritório Nacional da RCC. Alguns estão em pleno andamento; outros, sendo reestruturados; e novos estão nascendo, segundo a vontade de Deus. A demanda é enorme, pois a obra também é muito grande:
- Comprometidos com a missão ad gentes, tão querida pela Igreja, atualmente, em plena execução temos o Projeto Amazônia. Há três missionários, em Breves, no Marajó, e outros dez voluntários estão recebendo formação.
- Desejando ir além das nossas fronteiras, recentemente, enviamos missionárias para a Uganda, para conhecermos, de perto, a realidade daqueles irmãos que vivem em situação de abandono pelo mundo globalizado. Estamos em escuta ao Senhor, para saber como deve ser o trabalho naquelas terras.
- Na área da comunicação, temos um portal na internet, revista, programas de TV e boletins eletrônicos;
- O Congresso Nacional e Encontro Nacional de Formação são dois eventos de suma importância, promovidos pela RCC Brasil;
- A RCC Brasil organiza o Projeto Celebrando Pentecostes, de reavivamento e de difusão da espiritualidade de Pentecostes, que este ano vai avançar, promovendo grandes encontros nas dioceses ;
- O Escritório Nacional produz e distribui materiais de formação para os participantes do movimento: livros , apostilas, CDS e DVDs;
- Além disso, o Escritório Administrativo da Renovação Carismática Católica do Brasil também tem por função dar o suporte necessário para o Conselho Nacional da RCC (coordenadores estaduais), ministérios e comissões de serviço.

Enfim, uma vida dinâmica, marcada por muito trabalho. Mas todas essas atividades geram muitos gastos….

A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO DE TODOS

Temos, hoje, no Brasil, aproximadamente 20 mil Grupos de Oração, com mais de 01 (um) milhão de participantes efetivos, ou seja, que fazem parte ativamente do nosso Movimento. Existem, também, aqueles que podemos chamar de “afetivos”, que se identificam com a RCC, porém, sem vínculos de comprometimento. Eles estão, ocasionalmente, nos grandes eventos, nos encontros, são nossos telespectadores na TV e ouvintes em programas de rádio. Esses, são em torno de 10 milhões.

Hoje, nossa fonte de recursos vem dos colaboradores, que não passam de 0,1% do universo de todos os participantes efetivos da RCC. Temos, também, a contribuição das dioceses e a venda de materiais de formação produzidos por nossa editora. Porém, a soma de todos os recursos arrecadados cobre, apenas, cerca de 60% de nossas necessidades mensais. Ou seja, temos um déficit, todos os meses, de 40%. Com esse déficit, não conseguimos concretizar muitos dos nossos projetos, como o Centro Nacional de Formação, por exemplo; e, muitas vezes, é difícil manter o básico para o funcionamento do Escritório.

Se você é um membro efetivo ou afetivo da RCC, e, se você ama a RCC, certamente, não ficará indiferente a essa realidade. Por isso estamos convocando todos aqueles que amam o nosso movimento a um passo mais ousado na manutenção e avanço dos nossos projetos de evangelização.

UMA IDÉIA INSPIRADA…

Estamos lançando o projeto EU AMO A RCC. Ao abraçar esse projeto, você abraça todas as obras de missão e evangelização sob a responsabilidade da RCC Brasil e ainda colabora com os trabalhos do seu estado. As colaborações, de quem pode contribuir um pouco mais, vão nos permitir avançar.De que forma?

EXECUÇÃO

Um carnê, com doze boletos, foi confeccionado e está sendo distribuído. O valor mínimo de cada boleto é de R$ 100,00 (cem reais). A idéia é que as pessoas que puderem, assumam o pagamento deste carnê, por, pelo menos, um ano. Quem não tiver condições de pagar um carnê, pode organizar um grupo de irmãos e juntar essa quantia. É importante que só assuma o carnê, quem, de fato, irá quitá-lo. O dinheiro levantado com essas doações irá sustentar os projetos e trabalhos da RCC Brasil destinados à evangelização. Além disso, parte de tudo que for arrecadado irá para os estados e para um fundo de participação. Ou seja, os recursos também serão destinados a obras de evangelização desenvolvidas nos estados brasileiros.

Ao vermos concluída nossa meta, nessas colaborações de maior valor, que sabemos levará um tempo para que seja concretizada, temos a certeza de que os projetos de evangelização que já existem, e, aqueles que ainda aguardam condições para serem executados, serão desenvolvidos com mais eficácia, sem tantos obstáculos.

Irmãos, precisamos ser comprometidos! Você, que já pegou seu bloco, seja fiel em seu pagamento! Precisamos avançar! Temos visto a frustração, da maioria de nossos coordenadores, que, ao invés de estar no foco da evangelização, têm que gastar seu melhor tempo para resolver problemas financeiros; temos que nos unir para mantermos esta obra que é de Deus e que precisa ser ajudada, com nossas vidas e também com nossos recursos.

Fonte: euamoarcc.blogspot.com

Um comentário:

Yannes F. A. Craveiro disse...

Nunca que passamos pela RCC que somos a mesma pessoa. Por mais que os anos passem, as pessoas mudem, a rotina se transforme, a RCC continua no meu coração e lembrança como aquele tempo lindo em que a felicidade era constante. Hoje não particpo mais, mas continuo amando a RCC.