VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

30 de setembro de 2009

A VIDA NO ESPÍRITO SANTO (Crescei na graça) - Último tema do Seminário de Vida no Espírito Santo

“Todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor e nos vemos transformados nesta imagem, sempre mais resplandecente, pela ação do Espírito do Senhor" (II Cor 3, 18).
Quando o Espírito Santo começa a agir em nossas vidas, começam a surgir os frutos de Sua Vida Divina em nós. Contrária a esta ação da vida de Deus em nós, encontramos o que São Paulo chama de “obras da carne”. Carne é o termo utilizado para designar tudo o que é ligado diretamente à natureza humana decaída e vulnerável ao pecado. Muitas vezes, gostaríamos de nunca mais fazer nada que desagradasse a Deus. Mas parece que há uma luta dentro de nós, dois desejos que se conflitam e são contrários um ao outro: os desejos do Espírito e os desejos da carne (Gl 5, 16 – 25). A Palavra de Deus nos convida a “viver pelo Espírito” e a “andar de acordo com o Espírito”.

Uma das primeiras coisas que o Espírito Santo faz em nós é animar a nossa vida de oração. O Espírito age em nós e nós passamos a ter um relacionamento íntimo com Deus na medida em que temos uma vida regular de oração, suscitando ainda um gosto pelo louvor e pela Palavra de Deus. Este relacionamento íntimo faz com que o Espírito Santo dirija nossas vidas e nos leve a amar os outros como Ele mesmo os ama. Assim, ao ter o entendimento e a experiência do que é o perdão de Deus, eu também perdôo. O mesmo acontece com a compreensão, com a alegria, com a justiça e com a verdade.

Na experiência dos primeiros discípulos, vemos que a manifestação do Espírito Santo os impulsionou a anunciar sem medo a Boa Nova de Jesus (At 2, 14 - 36) e a viverem unidos, formando a comunidade cristã (At 2, 42 – 47). A comunidade era uma demonstração viva da ação do Espírito. Da mesma maneira, o Espírito age em nós, nos despertando para a missão e para a vida eclesial. A inserção na vida da Igreja passa a ser testemunhada, principalmente, através da participação na Santa Missa, uma vez que nela participamos do banquete do Senhor, sendo alimentados pelo próprio Cristo que se faz presente na Eucaristia.

Um dos meios pelos quais podemos cultivar a vida no Espírito Santo é participando dos Grupos de Oração, que são verdadeiros Pentecostes para a Igreja de hoje. Nos grupos de oração, nos reunimos para louvar, adorar e glorificar a Deus, escutamos Sua Palavra, intercedemos uns pelos outros, deixando que o Espírito continue em nós a obra de santificação.

Quando deixamos o Espírito Santo fazer sua obra de educação e santificação, Ele nos leva ao conhecimento de quem é Jesus e de quem é o Pai. Conhecer, na linguagem bíblica, significa “conviver com”, “ter experiência”. Agindo em nós, o Espírito Santo revela o Pai como ele é: amoroso, justo, santo, misericordioso. É o Espírito Santo quem nos convence e nos revela intimamente o Pai (Rm 8, 15; Gl 4, 6). Quando movidos pelo Espírito Santo e cheios do amor de Deus, desejamos muito que Jesus venha tomar conta de nós e orientar nossas vidas. E somente sob a ação do Espírito Santo podemos proclamar Jesus como o Senhor (cf. 1Cor 12, 3)

Autoria: Grupo de Formadores da RCC Camocim

Com esta postagem, encerramos a coleção de textos sobre o Seminário de Vida no Espírito Santo. Melhor do que ler tais formações é participar de tal evento. Por isso, lembramos a você que nos dias 24 e 25 de Outubro de 2009 teremos o 3º Seminário deste ano. Será um encontro específico para Jovens, e acontecerá no Centro de Treinamento São Francisco. Em breve, estaremos postando no blog a programação do encontro. Mas as inscrições, que são gratuitas, já podem ser feitas na Casa da RCC (Rua Dom Pedro II, nº 54). Venha tomar posse desta grande graça que é a VIDA NO ESPÍRITO SANTO!

Nenhum comentário: