VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

4 de outubro de 2009

HISTÓRIA DO MOVIMENTO CARISMÁTICO - A RCC NO BRASIL

O Movimento Carismático Católico não tardou a chegar no Brasil após a experiência carismática que alguns católicos, membros da Universidade de Duquesne, viveram no outono de 1966 em Pittsburgh nos EUA. No inicio da década de 70, alguns padres jesuítas começaram a aplicar encontros conhecidos como "Experiência do Espírito Santo", depois "Experiência de Oração", em diversas cidades do Brasil, a primeira delas foi Campinas em São Paulo. Entre os sacerdotes pioneiros da RCC no Brasil estão Pe. Haroldo Joseph Rahm, Eduardo Dougherty (fundador da Associação do Senhor Jesus) e Pe Sales, também jesuíta.

Em pouco tempo a experiência do batismo no Espírito ganhou força no Brasil com a vinda de outros missionários dos EUA e com a adesão de leigos e padres brasileiros, entre eles o Monsenhor Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova, anos mais tarde), que conheceu o movimento por meio do Pe. Haroldo.

Em 1973 Pe. Eduardo Dougherty organiza o primeiro congresso nacional, juntamente com Pe. Haroldo Rahm e Irmã Juliette Schuckenbrock. Em 1974 realizou-se o segundo congresso nacional, sob a coordenação do Padre Silvestre Scandian. Desde então, retiros e encontros aconteciam em todos os estados levando a experiência de pentecostes a mais pessoas, surgindo dessa forma as primeiras instancias de coordenação no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Mato Grosso entre outros estados.

Um marco no inicio do Renovamento Carismático no Brasil foi a publicação do livro "Sereis Batizados no Espírito", em 1972, do Padre Haroldo Rahm, uma vez que pouco se conhecia sobre esse "pentecostalismo católico". O livro colaborou com a expansão e formação de novos líderes.

Na década de 80, Pe. Eduardo Dougherty funda a Associação do Senhor Jesus (ASJ) e o movimento carismático começa a chamar a atenção da mídia brasileira com o surgimento das Comunidades de Vida, rádios, TVs e revistas. Muitos dos grandes expoentes da RCC surgem também nessa época: Zé Pretinho, Irmã Floriza e Tia Laura de Piquete (São Paulo), arrebanhando mais aptos.

Em 1990, podemos dizer que aconteceu o "boom" da RCC, no Brasil, devido ao surgimento dos padres cantores, por exemplo: Padre Marcelo Rossi, Padre Zéca, Padre Zezinho; bem como o fortalecimento do movimento nos meios de comunicação impresso, fonográfico e televisivo: TV Século XXI, TV e Rádio Canção Nova, Revista Brasil Cristão, Revista Jesus Vive.

Hoje, o movimento carismático está difundido em todo o país, por meio dos Grupos de Oração e expressões carismáticas. Estima-se que existam cerca de 60.000 Grupos de Oração, com a participação de aproximadamente 8.000.000 pessoas, porém é complexo calcular o número de pessoas que já receberam a experiência da efusão no Espírito em algum retiro, cenáculo ou qualquer outro encontro do Renovamento Carismático.

Portal Carismático, Alexandre Borges.

Fonte: http://www.portalcarismatico.com.br/menu/movimento/historia5.htm

Nenhum comentário: