VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

21 de novembro de 2009

JOVENS: SENTINELAS DA MANHÃ

Percebemos nos dias de hoje o grande alvo do Inimigo de Deus: a juventude! A prova disso é que os “atrativos” que são colocados para os jovens são supostamente mais agradáveis e chamam mais atenção do que a religião, a educação, os projetos sociais... Estou falando mesmo do lamaçal no qual a juventude está sendo mais e mais submergida: drogas, prostituição, violência, sexualidade desenfreada, sexualidade sodomitizada, dentre muitas outras perdições ou veredas que os jovens estão atravessando de maneira facilmente aceitável.

É um tremendo desafio para a Igreja, levantar uma juventude voltada para as coisas de Deus! Como seria bom se tivéssemos jovens sendo lideranças em meio as atividades coordenadas pelas pastorais e movimentos da Igreja. Para isso, seria necessário pôr, urgentemente, como meta uma evangelização voltada especialmente para os jovens.
Que fatores poderíamos destacar aqui para percebermos que os jovens de hoje estão totalmente afastados do Senhor? Claro! Muitos são os fatores. Sei que uma grande lista poderia ser expressa. E de acordo com o que se tenha como objetivo, haveria outros aspectos para serem analisados. Mas vejamos alguns fatores para a nossa reflexão.

Podemos destacar a MORTIFICAÇÃO DOS SONHOS, que os jovens não têm mais: Antes, existiam jovens que lutavam por sonhos e projetos nas escolas, nas áreas da política, nas reivindicações diante das instituições públicas e até mesmo dentro da própria Igreja.

Hoje, diagnosticamos que os jovens não têm mais metas e objetivos para a sua vida. São levados por ventos de momento e alimentam ilusões passageiras e inseguras. Seguem o que não querem por serem “Maria vai com as outras”, e não estão nem aí para as consequências das atitudes tomadas no agora. Com isso, uma segunda pergunta ligada a essa primeira deveria ser analisada: O que aconteceu com os sonhos dos jovens? Ou ainda: O que ou quem fez com que os jovens deixassem de sonhar? Já pensou uma juventude sonhadora com as coisas de Deus? Já pensou uma Igreja com espírito jovem? O jovem existe para sonhar! E os que sonham o Sonho de Deus são verdadeiros vitoriosos em Cristo...

Um outro ponto que poderíamos destacar aqui, seria A LIDERANÇA DOS VÁRIOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE JUVENIL MINISTRADA POR VELHOS. Quem decide, por exemplo, o que se torna “moda” para a sociedade? Quem escolhe os “projetos” sociais dos jovens? Quem decide que tipo de música devem ser “paradas de sucessos”? Quem cria e põe os tipos de roupas e calçados nas prateleiras das lojas para serem vendidos para os jovens? Podemos responder a todas essas perguntas com uma única resposta: Os velhos (adultos)! Como pode um adulto decidir sozinho isso ou aquilo para um jovem? Além disso tudo, podemos refletir sobre o tipo de EVANGELIZAÇÃO que estamos ministrando para os jovens.

Mas, o que nos traz aqui é a reflexão que nos foi inspirada por Deus para os jovens carismáticos de todo o nosso país: A necessidade dos jovens de serem sentinelas da manhã! Por que os jovens? Porque eles serão o futuro da Igreja! E por que da manhã? Porque somos do dia e não da noite. Ou seja, somos filhos da luz e não das trevas. E somos a própria luz de Deus!

SENTINELA é uma espécie de vigia! Mas a expressão “SENTINELA” que nós refletimos como inspiração de Deus, é voltada mesmo para o sentido de SOLDADOS! Os jovens do Brasil, e, sobretudo, os jovens carismáticos são convidados a serem “SOLDADOS DA MANHÔ: Soldados que estão de prontidão nessa batalha cotidiana para esperarem ansiosamente a “manhã” da Segunda Vinda de Cristo que trará consigo um novo céu e uma nova terra!

Os que são da “noite” odeiam a manhã, assim como sentem ódio do Sol. Pois é! Nós somos da “manhã pentecostal”, e Jesus Cristo é o nosso sol: Aquele do qual recebemos grandiosamente raios de poder e reflexos de seu maravilhoso Amor: O Espírito Santo de Deus! Somos iluminados e também iluminamos. A final de contas, “Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, nos foi enviado o sol nascente para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte e dirigir nosso passo no caminho da paz” (Lc 1, 78-79).

A juventude renovada no Espírito vive da poderosíssima manifestação do Amor de Deus Pai, da aceitação ao Senhorio de Jesus e da efusão tremendamente impactante do Espírito Santo. Estamos neste mundo para incendiar os desconhecidos com a Palavra de Deus e os desavisados com o anúncio profético da Vinda Majestosa do Senhor Jesus que virá buscar a sua noiva: a Igreja! (Ap 21, 1 - 8). Por isso, somos SOLDADOS (Sentinelas)! Enquanto ele não voltar; a nossa luta, a nossa batalha continua: guerrear mesmo! Estamos em uma tremenda guerra. Mas “a nossa luta não é contra os homens de carne e osso. Mas contra os principados, as potestades, as forças do mal que estão espalhadas pelos ares” (Ef 6, 12).

SOLDADOS DA MANHÃ é a grande meta da RCC para estarmos de prontidão, para sermos agregados nessa numerosa lista dos eleitos de Deus: os que habitarão eternamente nos céus! Por isso, igual a Davi, todos os dias temos que estar armados para destruir os “Golias” que vão surgindo: sejam as drogas, a violência, a prostituição e toda espécie de pecado.

Os jovens devem ser exemplos nessa geração e atrair pro Senhor uma multidão de seguidores sedentos da unção de Deus e apaixonados por Sua Palavra. Porque somente os apaixonados pelo Senhor Deus habitarão nos céus e conseguirão lutar dia e noite contra o pecado, renunciando o seu próprio corpo com suas paixões e seus desejos (Gl 5, 24) para levantarem a bandeira da SANTIDADE.

Eclesiastes nos diz: “Alegra-te, pois, ó jovem, na tua adolescência, e teu coração esteja no bem durante a tua juventude; anda nos caminhos do teu coração e segundo o que vêem teus olhos. Fica sabendo, porém, por todas essas coisas Deus te chamará ao julgamento” (Eclesiastes 11, 9). O Salmista nos diz que o que mantém o jovem puro nos seus caminhos é a observância da Palavra de Deus: “Como é que pode um jovem levar uma vida pura? Guardando tua Palavra!” (Sl 118, 9).

O apóstolo João assim pregava para os jovens: “Eu vos escrevo, jovens: vencestes o Maligno... Sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós” (I João 2,14). Lutando contra o pecado, destruindo em nossa vida o Inimigo de Deus e sendo usados pelo Senhor Jesus na unção do Espírito Santo para a evangelização, “jovem a jovem”, deve ser a nossa meta.

Não esqueçamos que foi Josué que fez o povo de Israel entrar e tomar posse da terra prometida. Ele era um jovem! Mas, foi justamente ele o escolhido de Deus para levar os israelitas para a terra onde corre leite e mel. Jeremias, quando foi eleito por Deus, também foi escolhido muito jovem. Porém, quando Deus escolhe, Deus também capacita e prepara os caminhos. Assim, Jeremias foi um dos grandes profetas do Antigo Testamento. Maria, também, muito jovem tomou a decisão por toda a humanidade: ser a mãe do Salvador, esmagando assim a cabeça da Serpente! Mas o Jovem por excelência é o próprio JESUS: É O GENERAL DO EXÉRCITO DOS SOLDADOS DA MANHÃ! Afinal de contas, foi numa manhã que Jesus ressuscitou poderosamente dentre os mortos. (eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeita Deus tremendo! O Encardido ficou com o rabo entre as pernas!)

A SENTINELA DO SENHOR não conhece derrota alguma, porque é o próprio Jesus que combate por ele mesmo! As armas não são a confiança nos músculos do corpo e nem as armas da terra; mas, antes, armas espirituais como o sangue de Jesus e a Palavra de Deus. E se o jovem, sentinela, morrer na batalha, não perdeu a guerra, mas ganhou o céu que é o seu maior prêmio. Jesus, o seu General, é começo, meio e fim de todas as coisas: a centralidade de sua vida!

O Reino de Deus necessita de soldados! Soldados destacados. Que fiquem à frente da batalha! Destacados não no palavreado, no exibicionismo, no estrelismo teatralizado, no status, na grande quantidade de trabalhos somente da Igreja... Mas no TESTEMUNO DE JESUS RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS!

Jovens que busquem SANTIDADE ao invés de uma vida de pecados e de vícios; jovens que dizem “GLÓRIA A DEUS!” em todas as circunstâncias ao invés de xingarem os irmãos, achando-se auto-suficientes e donos do julgamento; jovens que troquem as festas e as baladas da vida para estarem AOS PÉS DE JESUS SACRAMENTADO; jovens que renunciem os desejos de sua carne para SEREM CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO; jovens que MANTÊM SEUS OLHOS FIXOS EM JESUS ao invés de olharem para os homens; jovens que ESCUTAM E PRATICAM A PALAVRA DE DEUS ao invés de ouvirem a voz de ruídos que não vêm do céu; jovens que CONTEMPLAM A MÃO DE DEUS EM TODOS OS MOMENTOS DE SUA VIDA ao invés de reclamarem e murmurarem das situações difíceis; jovens que DIA E NOITE LOUVEM A DEUS ao invés de se rebaixarem com as decepções da vida; jovens que PASSEM PELO FOGO E PELA ÁGUA COM LÁGRIMAS DE LOUVOR ao invés de serem arrebatados pelas ondas da tristeza e do desespero; JOVENS QUE PROFETIZEM A PALAVRA DE SEUS ao invés de confiarem nas palavras dos homens e deste mundo, e usarem a sua língua para expressões imorais e carnais; jovens que SÃO ESTRANGEIROS AQUI NA TERRA, ESPERANDO O CUMPRIMENTO DA CIDADANIA NO CÉU, QUANDO OS SEUS NOMES FOREM PRONUNCIADOS PELOS LÁBIOS DO PRÓPRIO SENHOR JESUS ao invés de serem cidadãos deste mundo buscando o que o ladrão rouba e o que a traça corrói, lugar que não é dos eleitos de Deus... são características de JOVENS SENTINELAS DA MANHÃ!

Que Deus te conceda, já agora, essa graça de ser um SOLDADO DA MANHÃ! Deus te abençoe tremenda e poderosamente, dando-lhe do Espírito Santo de Deus.

Cássio José (Coordenador do Grupo de Oração Renascer - RCC Camocim)
E-mail.: cassiouab@hotmail.com

Nenhum comentário: