VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

30 de dezembro de 2009

2009, um ano ricamente abençoado para a RCC Camocim.

Queremos através dessa postagem enumerar os grandes feitos do Senhor em favor da Renovação Carismática Católica de Camocim no ano de 2010. A caminhada nesse ano de ricas bênçãos começou com a adesão a uma santa moção: Deus nos convocou a voltar a promover retiros espirituais. Assim, um primeiro retiro foi desenvolvido em janeiro, contando com a assessoria do Padre Anchieta. Mesmo contando com a presença de menos da metade dos servos, aquele retiro constituiu-se um ponto de partida para aquilo que o Senhor reservava para os meses seguintes. De fato, ali reunidos aqueles que o Senhor mesmo quis, fomos fortalecidos para o serviço ao povo de Deus, a partir de uma frase: CRISTO É A NOSSA PAZ! Mas do que uma frase, o Senhor nos revelou naquele encontro como Ele desejaria que nós servíssemos em Sua obra.

O Retiro serviu com base para que, no decorre do ano, desenvolvêssemos três Seminários de Vida no Espírito Santo: o primeiro no bairro Centro (na Escola Alba Maria, em janeiro), o segundo no bairro São Pedro (na Igreja de São Pedro, em julho) e o terceiro no bairro São Francisco (no Centro de Treinamento São Francisco, em outubro). Como sabemos, os Seminários de Vida no Espírito Santo são encontros próprios do movimento carismático, os quais proporcionam, dentre tantas graças, a experiência com o amor de Deus Pai, o encontro pessoal com Jesus Cristo e o batismo no Espírito Santo. Todavia, em 2009, os Seminários atingiram o que em anos anteriores não conseguíamos fazer tão bem: promover a perseverança.

Como fruto dos três Seminários de Vida no Espírito Santo, temos hoje três turmas de formandos, pessoas que, além de participar dos seminários, aceitaram o chamado para caminhar com a RCC, recebendo formação para, quem sabe, no futuro, serem servos da Igreja do Senhor, por meio da Renovação Carismática. Nos alegra perceber em cada formando a alegria por caminhar com a Igreja através da RCC, dando testemunho de comunhão, de serviço e de santidade. Além de uma média de 50 formandos, testemunhamos o crescimento espiritual de formadores que, liderados pelas pregadoras Francisca Dourado e Chaguinha, não mediram esforços para abordar temas pertinentes a nossa caminhada como: kerigma, dons efusos, apologética, Bíblia e Santa Missa.

Surpresa de Deus para nós foi o XI Despertai, evento realizado no período de carnaval. Deus nos pediu algo diferente: um grande retiro. Obedientes a voz do Senhor, começamos o retiro prevendo um público de, no máximo, setenta pessoas. No fim das contas foi providenciada, gratuitamente, alimentação para uma média de duzentas pessoas por dia. Mais do que quanto ao alimento material, Deus foi providente no alimento espiritual, pois através das pregações, das adorações, das celebrações eucarísticas, dos momentos de louvor e de fraternidade, vidas foram transformadas. Não podemos nos esquecer dos instrumentos que Deus utilizou: Sávio, Breno e Delci, missionários da Comunidade Shalom que, com muita compaixão, a exemplo de Jesus Cristo, e conduzidos pelo Espírito Santo, entraram na nossa vida e “chacoalharam” nossa experiência de fé.

Sem dúvida alguma, a experiência mais forte do XI Despertai consistiu em aprofundar em nossa caminhada a expressão “Cristo é a nossa Paz!”. O desejo de Deus era que colocássemos Jesus Cristo Eucarístico como a fonte da nossa missão, como a nossa verdadeira paz. E assim fizemos. Após o Despertai, tudo o que tínhamos que empreender fora colocado diante de Jesus Sacramentado. Destacamos, portanto: a primeira quinta-feira de cada mês, dia em intitulamos Quinta-feira de Adoração (fruto das orientações dadas pelo Padre Anchieta); o Cerco de Jericó, pela primeira vez realizado na Igreja da Santa Cruz, em Julho; as Vigílias, realizadas a cada três meses; as Semanas de Adoração, sempre antecedendo momentos fortes da caminhada.

Quando a criatura atende a voz de Deus, o Senhor faz mais do que merecemos ou ousamos pedir. Foi o que testemunhamos na Festa de Corpus Christi. Uma das bênçãos do Santíssimo Sacramento foi dada em frente à sede da RCC. Não temos porque omitir que tamanha graça foi fruto da articulação de nossa irmã Disney Tahim (representante da RCC no Conselho Paroquial de Pastoral), bem como da compreensão do Padre Evaldo (Pároco de Camocim). Mas, sobretudo, a mão de Deus mais uma vez esteve ao nosso favor, nos provando por meio de ações muito visíveis que Jesus Cristo, a nossa paz, está conosco, e que é junto dele que devemos desenvolver essa obra. Sem ele, não faria sentido ser carismático, não haveria motivos para servir.

A Casa da RCC é, com certeza, outro testemunho poderoso da presença de Deus nesse movimento. Após honrar como os compromissos materiais e morais no Centro Católico de Evangelização da Divina Misericórdia (situado na Rua General Tibúrcio) no período de março de 2008 a março de 2009, Deus nos concedeu o que parecia impossível: uma casa maior e localizada no Centro da cidade, de fácil acesso para os nossos três grupos de oração, situada na Rua Dom Pedro II, nº 54. Naquele abençoado espaço são desenvolvidos ensaios, reuniões e formações, servindo ainda de Escritório Administrativo da RCC Camocim. Aqui ressaltamos o empenho de pessoas como Jander, Angélica, Emanoel Vieira, Janícia e Neusa Mota, irmãos que, por meio da ACADIMI (Associação Católica da Divina Misericórdia), encabeçam a lista de tantos outros que não medem esforços para que a RCC caminhe dando passos largos, em prol do anúncio da Boa Nova do Senhor Jesus.

A dinâmica dos eventos foi intensa em 2009, pois além do XI Despertai, dos retiros e dos três seminários, tivemos a Festa da Divina Misericórdia, o Kairós de Pentecostes e o I Congresso Paroquial, fortes momentos de evangelização e de celebração da graça de Deus. O que mais nos alegrou nesses encontros foi perceber que reuníamos pessoas de diversas pastorais e movimentos, e até mesmo pessoas que não tinham engajamento pastoral, proporcionando às mesmas o fortalecimento espiritual. Tais eventos foram realizados nas dependências do Instituto São José. Assim, vale ressaltar toda a solicitude das Irmãs Missionárias Capuchinhas, sinais da presença e da providência de Deus para com esse santo movimento eclesial.

A dinâmica dos retiros teve continuidade em Agosto com o II Retiro Geral dos Servos da RCC Camocim, como o tema “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Fl 2, 5), atingindo um número bem maior de pessoas do que o retiro realizado no início de 2009. Em novembro e dezembro, foi a vez dos ministérios realizarem os seus retiros, o que oportunizou o crescimento da fraternidade dentro de cada ministério, bem como o amadurecimento espiritual. Realizados no Centro de Treinamento São Francisco, os retiros nos levam a registrar a acolhida da nossa amiga Rosemeire Bento (Coordenadora do Conselho da Igreja de São Francisco), que sempre se empenhou em cada momento em que precisamos daquelas dependências, bem como dos serviços prestados pelos responsáveis pelos serviços do referido Centro de Treinamento.

Celebramos em Novembro o crescente engajamento da RCC na Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em 2009, destacando-se os serviços do Ministério de Música (pelo auxílio nas missas, pela realização do show carismático e pelo empenho para que o Show Cristão não deixasse de ser realizado) e do que chamamos carinhosamente de Ministério da Providência (que aceitou o desafio de assumir, às pressas, a barraca de bebidas da festa, que para a nossa alegria não serviu bebidas alcoólicas).

Por fim, glorificamos ao Senhor porque a partir de maio de 2009 pudemos levar à frente a idéia de utilizarmos a internet como instrumento de evangelização e de divulgação do nosso trabalho, o que foi viabilizado por meio desse blog (www.rcccamocim.blogspot.com), idealizado pelo nosso irmão Carlito Júnior. Capitaneado por nosso irmão Helton Silva e pelo Coordenador Paroquial, Mário Roberto, o blog teve em novembro o maior número de postagens (74) e o maior número de acessos (3.561 apenas em novembro, dando uma média de 118 acessos por dia), colocando-o como o blog católico camocinense mais acessado. Assim, anunciamos ao mundo que CRISTO É A NOSSA PAZ!

Louvamos ao Senhor por tudo o que Ele operou em nosso movimento durante o ano de 2009. Testemunhamos o poder de Deus em cada evento, em cada formação, em cada grupo de oração. Além de tudo o que descrevemos acima, Deus nos concedeu um Conselho de Coordenação bem estruturado e atuante, o que tem favorecido o fortalecimento dos nossos três grupos de oração: Vida Nova (Coordenadora: Ádria), Renascer (Coordenador: Cássio José) e Novo Caminho (Coordenadora: Raimundinha). Bendizemos ao Senhor pelos avanços na unidade, bem como pela comunhão com sua Igreja. Que as realizações alcançadas em 2009 sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro, em favor do crescimento da Igreja e da salvação das almas.

Bendito seja o nome do Senhor, agora e sempre! Amém!

Nenhum comentário: