VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

27 de fevereiro de 2010

ESPIRITUALIDADE QUARESMAL

Unidos pela Palavra! Essa é a moção que o Senhor tem dado à RCC de todo o Brasil. Por isso nesta Quaresma estamos sendo convocados a unir através da leitura orante da Bíblia. Veja quais os textos que vão nos conduzir nesta segunda semana. Todos somos convidados a viver essa fase em unidade. Quem perdeu a primeira semana pode começar nesta.

2ª Semana – Espiritualidade Quaresmal

Tema: Edificar a Igreja – Casa da Palavra

Domingo – 28/02/2010

A passagem de hoje é o capítulo sete inteiro do livro de Neemias.

Estamos em ordem de reconstrução. Hoje é dia de montar guarda diante de nossa própria casa. Tomando esta passagem de Neemias, percebemos que a muralha foi restaurada, os batentes colocados, os porteiros, os cantores e levitas encarregados de vigilância... há toda uma estrutura montada que os leva a proteger a cidade. Podemos neste dia trazer esta passagem para nosso Grupo de Oração, nossa família, nossa vida pessoal. A muralha foi erguida! Mas, sabemos que os invasores investem a todo tempo, não podemos baixar a guarda.

A Palavra também nos leva a ver que Neemias convoca um recenseamento dos repatriados, visto que as casas ainda não estavam reconstruídas, é bom lembrar que a casa designa a família. Fica claro isso quando Neemias cita que não havia famílias constituídas. A ação do repovoamento de Jerusalém dá-se para que as várias aglomerações dispersas se unam em uma só.

Pensando assim, olhando para a realidade de nossos Grupos de Oração ou de nossa família, talvez uma dessas realidades se encontrem com separações, divisões, até mesmo com opiniões divididas. Talvez nossa vivência fraterna esteja atingida por brechas, precisando assim de reconstrução.

Toda família é composta por pessoas, então, olhando para minha vida, como eu estou me identificando com a família, como o meu Grupo de Oração. Sinto-me parte, sinto-me pertencente a esta família? O que precisa se unir em minha vida, de que eu preciso me aproximar? Façamos listas de situações que necessitam que nossa casa seja reconstruída. Coloquemos para o Senhor, o nome de todas as situações que necessitam de reconstrução. É hora de fazer o repovoamento em nossa vida, na vida, de nossa família, e também na vida de nosso Grupo de Oração. Esta lista vai designar tudo que pertence a minha vida, a minha Jerusalém.


Segunda-feira - 01/03/2010

Hoje, nossa leitura é o capítulo oito do livro de Neemias.

Se olharmos em outras traduções vemos o título deste capítulo sendo apresentado como “dia do nascimento do judaísmo”. Este capítulo na verdade é uma continuação de Esdras 8, 36.

Podemos refletir em alguns pontos como: “todo povo se reuniu como um só homem” (Nee 8, 1). Quando o povo se reúne Esdras lê o livro diante deles, que ouve atentamente. Diante da Palavra proclamada todos se puseram de pé.

Percebemos também em Nee 8, 9b que “este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição nem lágrimas, e Nee 8, 10 “não haja tristeza, porque a alegria do Senhor é nossa força”.

Vamos tomar posse desta Palavra neste tempo de reconstrução, é importante ouvir atentamente o que esta Palavra trás para nós. Esta semana estamos vivendo o “edificar a Igreja casa da Palavra”, que esta leitura traga ao nosso coração a alegria de podermos nos reunir como um único povo, sabendo que esta festa inaugurava para eles o ano novo, o tempo novo. Nós podemos com esta palavra inaugurar um tempo novo em nossa vida, em nossa família, em nosso Grupo de Oração. Vamos estabelecer a tenda do Senhor em nossa vida.

Oremos com a Palavra.

Terça-feira - 02/03/2010

Nossa leitura hoje é o capítulo nove do livro de Neemias.

A leitura deste capítulo nos convida a se voltar a Deus com o nosso coração penitente e arrependido. Vejamos que neste dia o povo se reúne para jejuar, para orar com a palavra numa atitude de arrependimento e reconhecendo necessitado da misericórdia de Deus.

Vejamos que o Levita ao orar faz memória de todo amor de Deus em sua vida e na sua história. Citam toda aliança de Deus em sua descendência. Reconhecem o pecado, reconhecem que com o pecado se tornaram escravos, na mesma terra que Deus deu aos seus pais para usufruir de seus frutos e dos seus produtos. (Nee 9, 36).

Vamos unir nossa história a história de salvação. Vamos lembrar com memória agradecida todos os momentos que o Senhor em seu amor interveio em nossas vidas. Reconhecemo-nos também todos os momentos que fomos infiéis a este amor, que nos escravizávamos, nas causas de aflições.

Aproveitemos esses momentos e nos preparemos para fazermos uma boa confissão.

Quarta-feira - 03/03/2010

Nossa leitura hoje é o capítulo dez do livro de Neemias, versículos de 1 a 40.

O capítulo de hoje vem nos mostrar os compromissos do povo. Podemos pensar todas as vezes que nós também nos comprometemos com o Senhor.

De maneira muito transparente percebemos que no último versículo chegam a concluir que “não mais querem negligencia a casa de nosso Deus”.

Se refletirmos sobre este capítulo no intuito de reconstruir muralhas e edificar a casa da Palavra, a Igreja, podemos retomar os compromissos que temos com o Senhor desde o nosso Batismo. Como batizado vamos refletir como está nossas vidas em relação aos sacramentos, aos mandamentos, às praticas espirituais. Refletindo mais um pouco vamos analisar os compromissos que fizemos com o Senhor nos serviço que temos na Igreja, no Grupo de Oração, na Vida Fraterna.

Diante de toda reflexão vamos hoje renovar nossos compromissos de batizados, de servos, de esposo(a), de filho(a).

Oremos e deixemos o Espírito Santo nos conduzir.

Quinta-feira - 04/03/2010

Nossa leitura hoje é o capítulo 11 do livro de Neemias.

Nos deparamos com o recenseamento da população de Jerusalém. Há algo muito importante - “o povo abençoou todos aqueles que se decidiram espontaneamente a vir habitar em Jerusalém” (Nee 11, 2)

Retomando que o tema da reconstrução desta semana é “edificar a Igreja-casa da Palavra, vamos refletir na questão do recenseamento da população. Aproveitemos este capítulo e façamos também um recenseamento de toda população de nossas famílias. Como? Oremos por aqueles que fazem parte de nossa família: avós, pais, irmãos, cônjugue, filhos. Assim como o povo abençoou todos os habitantes de Jerusalém, oremos abençoando todos que fazem parte de nossa família.

Temos também a família Renovação Carismática Católica, nesta mesma moção vamos anotar os nomes de todos os irmãos do nosso Grupo de Oração para também orar e abençoá-los, já que espontaneamente decidiram habitar neste Grupo.

Sexta-feira - 05/03/2010

Hoje a leitura é do capítulo 12 inteiro do livro de Neemias. É visto que este capítulo é extenso, mas ele nos auxiliará no louvor que vamos dar a Deus neste dia.

Geralmente na sexta-feira fazemos jejum, aproveitemos este dia para que esta prática enriqueça nossa oração com a Palavra e ofertamos a Deus sacrifícios de louvor.

Vamos pensar em tudo que faz parte da Renovação Carismática Católica. Pensemos nas coordenações: nacional, estadual, diocesana, de nossa cidade e de nossos ministérios nas diferentes instâncias e oremos ao Senhor, louvando por tudo o que Ele tem reconstruído neste tempo através destes irmãos.

Temos várias missões, projetos em andamentos, a construção da Sede nacional da RCC, quantas bênçãos derramadas em nosso país. Como a RCC tem contribuído para edificação da Igreja.

Louvemos a Deus também por aqueles versículos que neste capítulo mais te tocou, permitimos que na seqüência do louvor tenhamos uma escuta profética.

Sábado - 06/03/2010

Nossa leitura hoje é do capitulo 13 do livro de Neemias.

Com esta leitura terminamos este livro. Você que acompanhou nessas duas semanas as leituras de Neemias, realizou o que Deus tem pedido para a RCC: Unir-se pela Palavra.

Ao terminar a leitura do livro de Neemias, vemos que Deus nos ensinou muito com a postura deste grande líder.

Em nenhum momento ele vacilou. Foi possível reconstruir não só as muralhas, mas a religião, a moral.

Neste último capítulo vemos como Neemias purificou o povo e colocou em vigor os regulamentos que deviam ser observados (Nee 13, 30)

Tudo que ele faz, realiza pela casa de Deus, nunca pensando em si próprio, ele honra o Senhor em suas ações. Retomando a leitura e o que ficou gravado nestas duas semanas, vamos agradecer a Deus, por permitir o mergulho nesta Palavra e nos unir através dela.

Oremos de coração agradecido sabendo que estamos respondendo a convocação de nosso Deus.

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=5949

Nenhum comentário: