VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

21 de março de 2010

ESPIRITUALIDADE QUARESMAL (5ª Semana)

CAMINHAR COM A PALAVRA - MISSÕES

Queridos irmãos, entramos em mais uma semana de espiritualidade quaresmal. Estamos caminhando unidos pela Palavra de Deus.

Retomando nossa trajetória: na 1ª semana, nossa reflexão foi “reconstruir as muralhas”; na 2ª semana, “edificar a Igreja – casa da Palavra”; na 3ª semana, “Viver a Palavra – o rosto da Palavra (Jesus Cristo)”; na 4ª semana, “Anunciar a Palavra – voz da Palavra”; nesta 5ª semana, vamos “caminhar com a Palavra – Missões”, lembrando que o caminho da Palavra é a missão.

Como Renovação Carismática Católica, nesta semana, vamos rezar pela RCC em Missão. O Documento de Aparecida diz: “assumimos o compromisso de uma grande missão em todo o Continente, que de nos exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permitam converter cada cristão em discípulo missionário. Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um Novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar momentos de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade ‘para que o mundo creia’ (Jo 17,21), ” (Doc. Aparecida n. 362).

Percebo que a Renovação Carismática proporciona espaços de oração comunitária onde o Pentecostes acontece e tira-nos deste cansaço, livra-nos da desilusão, assim como da acomodação. Nossa missão na Igreja é “fazer discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da Experiência do Batismo no Espírito Santo”.

Lucimar Mazieiro
Coord. Comissão Nacional de Formação

Domingo (21/03)

Em cada dia, ao ler a Palavra, vamos orar por uma missão da RCC, iniciaremos lendo o capítulo 13 de São João. Após ler o capítulo inteiro, vamos ressaltar o versículo 35 “é por isto que todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Aproveito esta oportunidade para, unidos, refletirmos sobre algo que o Papa João Paulo II nos disse em sua carta apostólica “Novo Millennio Ineunte”:

“...a Igreja terá necessidade de muitas coisas para sua caminhada histórica, também no novo século, mas, se faltar a caridade (ágape), tudo será inútil. O apóstolo Paulo nos recorda no Hino da caridade: ‘ainda que falássemos a língua dos homens e dos anjos e tivéssemos uma fé capaz de transportar montanhas’ (Cf. I Cor 13, 2). A caridade é verdadeiramente o ‘coração’ da Igreja, como bem intuiu Santa Teresa de Lisieux, que eu quis proclamar doutora da Igreja precisamente como perita da ‘scientia amores’: ‘compreendi que a Igreja tem um coração, um coração ardente de amor, compreendi que só o amor levava os membros da Igreja a agir; compreendi que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo’.” (João Paulo II. NMI n.42,43).

Com base nesta carta do Papa João Paulo II, vamos orar pedindo hoje o “amor”, como fala Paulo aos Coríntios, amor que nos ensina a viver como discípulos de Cristo, amor que nos leva a amar e a ser amado, amor que nos capacita a fazer comunhão.

Pensemos no Grupo de Oração que participamos, ele é um local onde experimentamos o amor de Deus, amamos a Deus e aos irmãos. Peçamos essa graça de amar, que nos ensina viver essa espiritualidade de comunhão, onde podemos sentir que “eu pertenço” a um Grupo de Oração composto por irmãos que vivem alimentados pelo mesmo amor, onde podemos partilhar alegrias e sofrimentos, podemos ver qualidades nos irmãos e redescobrir as nossas, onde teremos a oportunidade de pelo amor sermos renovados.

O nosso Grupo de Oração é um espaço caloroso de oração comunitária. Ele é um campo de missão, não importa onde se localiza, através dele muitos irmãos realizam seu encontro de amor com Deus. O Grupo de Oração é decisivo em nossa vida.

Segunda-feira (22/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 14. É interessante perceber como este capítulo é rico para nós Renovação Carismática Católica. Jesus, neste capítulo, dava uma catequese sobre o Espírito Santo. Quantos de nós conseguimos adentrar nesta Palavra depois de termos vivenciado uma experiência com o Espírito Santo, através do BES? Quantas vidas foram transformadas e estão sendo renovadas?

A RCC tem contribuído muito para que as pessoas conheçam o Espírito Santo. Hoje, vamos recordar todas as vezes que o Espírito Santo realizou intervenções em nossa vida. Todas as vezes que Ele interveio na Igreja. Todas as vezes que a partir de um Seminário de Vida no Espírito Santo, de uma Experiência de Oração nos aproximamos Dele.

Por isso irmão, o nosso relacionamento com a RCC, não é um relacionamento passageiro, descompromissado, pois, fomos recebendo de Deus “tesouros enterrados e riquezas escondidas” (Is 45, 3).

Eu te convido a se unir ao Espírito Santo que nos ensina todas as coisas e nos recorda tudo o que Jesus disse, para que toda a Renovação Carismática Católica do Brasil seja fortalecida e todas as muralhas em nossa espiritualidade sejam reconstruídas. Que Ele nos una por esta Palavra!

Hoje é dia de orarmos de maneira geral por todas as instâncias de coordenação da RCC. De Louvarmos ao Espírito Santo por todos os carismas e ministérios... Oremos irmãos, porque é o Espírito Santo quem nos leva a dar sequência da missão salvífica de Jesus, assim como o próprio Jesus nos ensinou “aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14, 12).

Terça-feira (23/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 15.

Irmãos, estamos unidos pela Palavra de Deus, orando por toda a RCCBRASIL. Neste dia, acolhendo a Palavra que nos ensina “vós já estais puros pela Palavra que vos tenho anunciado” (Jo 15, 3), apresentemos a Jesus todas as missões que se realizam em sua Diocese, certos de que a Palavra nos purifica de tudo que nos divide, porque Jesus diz “o ramo não pode dar fruto por si mesmo” (Jo 15, 4b). Oremos, para que da videira recebamos todos os nutrientes para a vida no Espírito.

Como estamos rezando por todos os trabalhos da RCC nas diversas instâncias, peçamos ao Senhor que nos ajude a cumprir o seu mandato “o que vos mando é que vos ameis uns aos outros” (Jo 15, 17). Neste ângulo, somos um único corpo, onde nos diversos trabalhos somos chamados a ser discípulos de Jesus Cristo, então, não somos uma Renovação fragmentada, somos um povo que Deus constituiu para unidos implantarmos a Cultura de Pentecostes.

Irmãos, unidos, clamemos a unidade nos trabalhos das missões. Lembre-se de todos os Projetos que já estão em andamento, das casas de Missão da RCC localizada na Ilha de Marajó, mas, também, de todas as missões que estão no coração de Deus para que ainda aconteçam.

Quarta-feira (24/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 16, 1-15.

Se você retomar à leitura dos capítulos 14, 15 e 16, verá que é uma verdadeira e nova catequese sobre o Espírito Santo. Aprendemos que o Espírito Santo é uma pessoa; que habita em nós, está conosco eternamente, é Ele quem nos revela a verdade sobre Cristo, é Ele quem nos faz recordar as Palavras de Jesus e seus feitos.

Refletindo sobre isso temos motivos para louvar ao Espírito Santo. Ele nos ensinou isso e conta conosco para sermos “rosto e memória de Pentecostes”.

Louvamos a Deus, neste dia, porque o Espírito Santo nos ensina a viver a Palavra, a realizar a grande missão na RCCBRASIL onde as pessoas podem ter experiência com o Batismo no Espírito Santo e se comunicar com Ele sabendo que se relacionam com uma pessoa Divina. Esta é uma das grandes graças que o Espírito Santo dá à Igreja através da RCC.

Louvemos irmãos também por aquelas pessoas que nos apresentaram o Espírito Santo e que por seu testemunho de vida nos fazem desejar ser cheios do Espírito.

O Espírito Santo nos leva a viver um tempo novo na RCCBRASIL, nos leva a reconstruir as muralhas, a retomar as práticas espirituais, nos conduz a verdadeira militância apostólica, trabalhando na liderança, enfim nos unindo pela Palavra.

Quinta-feira (25/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 16,16-33. Depois de ler este trecho, vamos refletir mais uma vez no versículo 23 que diz “o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo dará”.

Com posse desta Palavra, vamos fazer a Deus um pedido especial. Sabemos que neste tempo, Deus está conduzindo o seu povo para a construção da Sede Nacional da RCCBRASIL. Unamo-nos em oração, pedindo a Deus sua Providência para esta construção.

O Senhor já sabe como será Nossa Sede, mas, vamos pedir que Ele abençoe todas as pessoas que estão à frente desta obra, todos nós que somos a família carismática. Já ouvimos em pregações que a Nossa Casa será uma referência carismática para todo o território nacional e as nações vizinhas. Já sabemos que ao mesmo tempo em que vai acontecer a construção da Sede, acontecerá também a reconstrução de nossa vida carismática.

Imagine quantas pessoas, neste momento estão unidas a você nesta oração. É um bombardeio de oração, e mais: o Espírito Santo nos leva a entrar em concórdia, estamos orando pela Nossa Casa, Nossa Sede, Nossa Bênção.

Para que seu coração se aqueça ainda mais, leia o que Deus diz sobre esta casa: “eu os conduzirei no meio de meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos (Is 56, 7)”.

Oremos pedindo pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL.

Sexta-feira (26/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 17, 1-17.

É importante hoje ressaltar o versículo 17, “santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade”. Nesta passagem o sentido do verbo é “separar para Deus”, consagrar. Irmãos estando com o Senhor, somos separados.

O interessante é lembrar que em outra passagem Jesus disse “eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6); novamente, a Palavra vem nos falar de “verdade”. Em janeiro de 2009, o Senhor pedia para nos comprometermos com a verdade. Se Ele é a verdade, devemos nos comprometer com Ele, pois tudo que não é verdade não provem dele. Rezemos hoje para que a nossa missão de “fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo, evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da experiência do Batismo Espírito Santo”, se concretize na vida de toda a Renovação Carismática Católica, e que Jesus nos santifique pela verdade.

Sábado (27/03)

Leitura do Evangelho segundo São João, capítulo 17, 20-26. Vejamos que Jesus ora pela Igreja, pelos fiéis congregados pelo testemunho dos apóstolos, a fim de que a unidade suscite a fé na missão de Jesus.

O pedido que Jesus faz ao Pai “que todos sejam um” é o pedido que vamos fazer hoje pela RCCBRASIL. Oremos pedindo a unidade em todas as instâncias da RCC, em todos os ministérios, que não haja divisões em nosso meio.

Rezemos para que os diferentes trabalhos da RCC, sejam acolhidos por todos nós, como missão: seja o “Celebrando Pentecostes”, o “Eu Amo a RCC”, a construção da Sede Nacional, a Missão Marajó, o Escritório Nacional, o Departamento de Comunicação (Revista, Portal, WebTV, boletins), a Editora, as missões no exterior, os ministérios, os conselhos, os Grupos de Oração... e que nesta missão sejamos unidos.

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=6016

Nenhum comentário: