Seguidores

12 de novembro de 2011

Igreja em Cuba recebe com alegria anúncio da visita do Papa

A Igreja Católica de Cuba recebeu nesta quinta-feira com "alegria" o anúncio da visita do Papa Bento XVI à ilha, em 2012, na esperança de que a viagem coincida com as celebrações dos 400 anos do aparecimento da Virgem da Caridade de Cobre. "Com grande alegria e viva esperança recebemos e dividimos o anúncio da visita do Santo Padre Bento XVI a Cuba, prevista para a primavera (do Hemisfério Norte) do ano 2012", declarou a Conferência de Bispos Católicos de Cuba em um comunicado.
"É com grande alegria que recebemos a presença do Santo Padre (em Cuba) no ano jubilar para todos os católicos e para todos os cubanos", disse à AFP Orlando Márquez, porta-voz do Arcebispado de Havana, liderado pelo cardeal Jaime Ortega. Márquez completou que "é algo que se esperava ansiosamente, a realização da visita no ano jubilar de 2012, no 400º aniversário da aparição da imagem da Virgem da Caridade de Cobre, padroeira nacional".
A Conferência de Bispos disse que "este feliz anúncio foi recebido como um presente da Virgem da Caridade, Mãe de todos os cubanos, a quem o Santo Padre verá como peregrino a venerar junto com todos nós no Ano Jubilar". A primeira e única visita papal a Cuba foi realizada por João Paulo II em janeiro de 1998, o que contribuiu para suavizar as relações tensas entre a Igreja com o então governo comunista de Fidel Castro.
Desde então, os laços se apertaram até chegar a um diálogo inédito, iniciado em 2010, entre o atual presidente Raúl Castro e o cardeal Ortega, o que levou à libertação de 130 presos políticos. Também é resultado dessa aproximação a atual peregrinação nacional da imagem da Virgem, a primeira desde a vitória da revolução, em 1959, que visita atualmente mais de 300 localidades de Havana, após ter percorrido mais de 28 mil km nas 14 províncias do país.

fonte: http://noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Você é o visitante n.º