VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

23 de janeiro de 2012

Jornada Mundial da Juventude

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald - Redentorista

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a semana de eventos da Igreja católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos, culturas, raças e idiomas. Foi o papa João Paulo ll que estabeleceu a JMJ em 1985 como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja Católica. O tema da JMJ 2013 foi escolhido e anunciado pelo papa Bento XVl no dia 24 do mês de agosto do ano passado: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Nas palavras do Beato João Paulo ll, a finalidade da JMJ é organizar um grande “encontro de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo. É um meio evangelizador a mais da Igreja Católica, que por meio dessas Jornadas continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é um empenho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude (…) para corresponder a suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelização” (João Paulo ll, Vaticano, 20 de dezembro de 1985).
Os símbolos da JMJ, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, iniciaram sua peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro de 2011, em São Paulo. Até julho de 2013, os símbolos passarão por todo o país, levados pela juventude para as 274 dioceses do Brasil. Mas o que são esses dois símbolos? Qual sua importância? E como acolhê-los em cada diocese? Elaborado pela CNBB, o subsídio “Cruz Peregrina – Rio 2013” busca dar essas respostas. O texto faz uma reflexão sobre a devoção à Cruz e a Nossa Senhora na história cristã e explica o significado dessa peregrinação dentro do espírito da JMJ. Além disso, o subsídio apresenta sugestões de como organizar a peregrinação e a acolhida dos símbolos.
Os símbolos estarão aqui em Fortaleza de 18 de fevereiro a 10 de março de 2012. No dia 3 de março haverá o Show Bote-Fé Fortaleza, um grande evento com a Cruz. Este evento contará com a presença do Padre Fábio de Melo e Ítalo Villar entre outros. Várias paróquias de Fortaleza já estão se mobilizando para o Bote Fé Fortaleza. Nas suas reuniões estão colhendo idéias e sugestões para a passagem dos símbolos da JMJ. Parece-me que a cor da camisa será amarela, cor oficial do Vaticano. Outra sugestão foi alugar um Trio Elétrico para animar a passagem da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora pelas paróquias. Há planos também para o lançamento no facebook a página oficial do evento titulado “Bote Fé Fortaleza”. Obviamente há muito trabalho e planejamento ainda a ser feito, mas tenho certeza que as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza estão trabalhando a todo vapor para o “Bote Fé Fortaleza”. O próximo encontro das paróquias de Fortaleza irá acontecer no dia 11 de fevereiro, às 10 horas, na Rua Padre Anchieta, 400, Monte Castelo.
Padre Dr. Brendan Coleman Mc Donald, redentorista e assessor da CNBB – Regional Nordeste I

Fonte: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/

Nenhum comentário: