VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

26 de maio de 2012

Quatro estudantes vietnamitas estão detidos por promover a liberdade religiosa e o direito à vida pelo governo comunista.


Sob a alegação de terem cometido crime de “propaganda contra o Estado”, quatro jovens católicos foram condenados ontem a penas de mais de três anos de cadeia por distribuirem folhetos que, segundo informou a Agência Fides, promoviam “a liberdade religião e de expressão, a luta contra o aborto, a doação de sangue, a ajuda aos órfãos e às vítimas dos desastres naturais”. O material foi catalogado como “subversivo” e contrário ao regime comunista.
O caso suscitou preocupação na Igreja de todo o país. Na cidade de Hanoi, uns três mil católicos se reuniram no domingo passado em uma vigília de oração pelos estudantes na Igreja de Thai há, da comunidade dos Redentoristas. Como informou a agência UCANews, o pároco local, Padre Joserph Nguyen Van Phuong, exortou os fiéis a esta jornada de oração pela verdade e pela justiça em torno deste caso.
Os estudante, Duong Van dau, Tran Huu Duc, Chu Manh Son e Hoan Phong, são oriundos da província de Nghe An, pertence à pequena comunidade católica local e tem entre 23 e 25 anos de idade. Dois deles deverão cumprir a totalidade da pena na prisão; três ano e de três a seis meses adicionais. Para um dos jovens se autorizou a prisão domiciliar de 19 meses qunato já tiver cumprido três anos de condenação. O último dele teve sua pena suspensa imediatamente depos de proferida.
O tribunal na cidade de Vinh, onde se levou a cabo a audiência durante o meio dia, foi custodiado por um grande número de policiais, ante a presença de centenas de cidadãos majoritariamente católicos que se reuniram para expressar sua solidariedade aos condenados. O caso chamou a atenção de várias organizações de direitos humanos, que alertaram sobre a condenção, originada exclusivamente pela livre expressão de suas ideias.
Em 2011, foram processados judicialmente cerca de 20 dissidentes, com a consequente detenção de 18 homens, dos quais 13 eram ativistas católicos.
Com informações da UCA News.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

Nenhum comentário: