VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

18 de outubro de 2012

Preservar a prática do jejum

Afirma o arcebispo de Sydney, em discurso durante o Sínodo dos Bispos

Card. George Pell

– Apresentamos a intervenção de S. Em. R. Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney, na décima quinta Congregação Geral do Sínodo dos Bispos (17 de Outubro 2012).
***
No próximo ano será celebrado o 1700° aniversário do Édito de Milão, pelo qual o imperador Constantino promulgou a liberdade de religião no Império Romano.
Em alguns países europeus e de língua anglo-saxônica as liberdades religiosas cristãs são limitadas pelos tribunais, por normas, por vezes, pelos parlamentos. Ainda mais graves são as violentas perseguição aos católicos no Oriente Médio, África e partes da Ásia.
Liberdade de religião como direito humano fundamental para todos os crentes que cumprem a lei deveria ser um tema da mensagem final e do debate dos círculos menores.
Recentemente, organizei um jantar para celebrar o fim do mês de jejum do Ramadã. O mufti sunita estava sentado à minha esquerda, o líder dos xiitas à minha direita, ao lado de representantes judeus. O jejum e a penitência tornaram-se o assunto da noite.
Logo descobriu-se que o único grupo que jejua menos do que a nossa Igreja latina é aquele composto por alguns protestantes. Seria uma ruptura com as tradições judaicas e cristãs, se esta antiga prática desaparecesse.
Elogiei os bispos ingleses por terem reintroduzido a tradicional abstinência de sexta-feira. Parece-me que deve haver uma análise e um debate muito mais amplo sobre as conseqüências que a presença do Islã no mundo ocidental há sobre a Igreja e sobre a nova evangelização. Se nada mais, deve ser levado adiante e intensificado os esforços para desenvolver diálogos e amizades inter-religiosas a nível local e nacional.
(Trad.MEM)

Fonte: http://www.zenit.org

Nenhum comentário: