VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

21 de agosto de 2009

QUANDO UTILIZAR OS CARISMAS?

Os carismas são dons, graças, presentes dados pelo Espírito Santo (1Cor 12, 11). “A palavra ‘carisma’ (chárisma) é oriunda da língua grega e significa ‘dom gratuito’. (...) O significado geral e fundamental de ‘chárisma’ poderia ser: dom concedido por pura benevolência, que é, ao mesmo tempo, o objetivo e o resultado da graça divina, do presente que Deus faz aos homens” (Luis Fernando R. SANTANA, Recebereis a força do Espírito Santo, p. 77). Em sentido restrito, os carismas são manifestações extraordinárias do Espírito Santo para proveito comum. Eles exercem papel fundamental na evangelização, ou seja, na expansão do cristianismo, o que reforça sua importância e dignidade.

É difícil precisar em que momentos utilizar os carismas do Espírito Santo, pois o seu exercício é quase sempre oportuno, sobretudo quando as situações exigem. Sendo a graça do Espírito uma realidade perene na vida humana, os carismas por sua vez, tornam-se também profusamente inseridos na vida daqueles que foram batizados. No entanto, é preciso dizer que os carismas são realidades atuais e não adquiridas por posse. É o Espírito que opera tudo em todos (cf. 1Cor 12, 6 – 10), a seu querer. Não seria justo, portanto, atribuir a uma pessoa ou grupo de pessoas específico a contenção exclusiva de qualquer manifestação carismática (cf. Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, Instruções sobre as orações para alcançar de Deus a cura, p. 14); nem mesmo se pode dizer que alguém “tem” este ou aquele dom, pois cada manifestação é única, mesmo que se processe com muita freqüência através de determinadas pessoas. Talvez ao dom de línguas possa se atribuir um caráter mais perene e sob controle, por se tratar de um dom de oração, mais para edificação pessoal (cf. 1Cor 14, 4).

Contudo, não se pode cair no equívoco de reduzir os dons do Espírito a algumas ocasiões especiais. Eles foram dados em profusão nos tempos atuais. Pode ser cultivada uma constante expectativa em ralação a sua manifestação, como para o derramamento do Espírito. Peculiarmente, a ação evangelizadora constitui um momento preciso de vivência dos dons efusos. A missão da Renovação Carismática Católica é evangelizar a partir do batismo no Espírito Santo, formando o povo de Deus em santidade e serviço. Para evangelizar o povo de deus com unção e poder são necessários os carismas. Quando utilizados de forma livre, consciente, na hora necessária, levam as pessoas a terem uma experiência da presença real de Deus, que manifesta o seu infinito amor:
“A ‘força do Espírito Santo’ (At 1, 8) derramada nos corações dos cristãos, manifestação do amor e do poder de deus, provoca uma significativa diferença entre a ação evangelizadora de uma pessoa que se deixa conduzir por ela e uma que age sem ela. Aquela que evangeliza com os dons carismáticos multiplica as possibilidades humanas. A investidura carismática em comunidades da Igreja, em todo o mundo, tem gerado e sustentado grande número de evangelistas dedicados e eficientes, com novo vigor, com nova capacitação, nova alegria, novo júbilo, nova exaltação e louvor, levando em si o poder transformador do Espírito (cf. 1Cor 2, 1 – 5) que toca (...) todo tipo de raça e cultura” (Renovação Carismática Católica, A espiritualidade da RCC, p. 43).

O uso dos carismas não é só um direito, é um dever de todos os fiéis. “Da aceitação destes carismas, mesmo dos mais simples, nasce em favor de cada um dos fiéis (...) o dever de exercê-los para o bem dos homens e a edificação da Igreja, dentro da Igreja e no mundo” (Concílio Ecumênico Vaticano II, Apostolican Actuositatem, nº 3). Pode-se constatar na prática apostólica que, quando a evangelização é acompanhada de carismas, colhem-se frutos abundantes: os carismas fazem diferença e são eficazes na evangelização, quando exercidos na caridade.

Bibliografia consultada: Escola de Formação Paulo Apóstolo - Módulo Básico (Apostila 2).

Nenhum comentário: