VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

13 de novembro de 2009

Saindo da Depressão



Uma  das feridas emocionais mais terríveis que conhecemos atualmente, é a DEPRESSÃO. No passado, estatísticas afirmavam que, de cada  dez teria a possibilidade de se tornar uma pessoa deprimida em algum momento da vida. Hoje, devido às exigências cada vez maiores, à agitação de toda ordem, essa porcentagem aumentou sensilvelmente:a maioria das pessoas afirma em algum momento: “Estou no fundo do poço, não aguento mais, viver não vale a pena.” Daí vem a urgência em aprendermos a lidar com esse mal que se chama depressão. O importante  é entender que não existe uma idade para que esse grande mal se manifeste em nossa vida: jovens ou velhos, em qualquer época podemos ser vítimas da depressão. Sempre estamos sujeitos a participar de algum acontecimento capaz de desencadear essa enfermidade da emoção. Sim, a depressão é uma enfermidade da emoção. É, como já dissemos, uma ferida emocional.
Precisamos saber também que  não se trata de uma doença moderna. Até Moisés teve momentos depressivos. Há séculos essa perturbação psícológica acompanha o homem, fazendo-o gemer no corpo e na alma. Já disse o salmista:” Por que te deprimes, ó minha alma, e gemes no meu peito? Espera em Deus” (Sl 41,12).
Mas afinal de contas, o que é depressão?
Um estado emocional de abatimento e tristeza que vai desde o desânimo leve até o profundo. Em geral, entre as características da depressão estão a sensação de indignidade, o sentimento de abandono, a perda  do amor próprio e o pessimismo em relação ao futuro. Esse estado emocional constantemente abalado gera a perda de interesse pelos estudos, pelo trabalho, pela convivência com as pessoas. Tudo parece difícil ! Os alimentos não têm mais sabor, o sono desaparece e a consentração é  baixa. É possível que surjam sintomas físicos como dores no peito e dores de cabeça. No caso de pessoas casadas, pode acontecer a falta do desejo sexual e o distanciamento do casal. Mas o que a depressão envolve?  Vamos observar primeiramente as características de ordem física, como a falta do sono e má alimentação. Se não ingerimos os alimentos com os nutrientes necessários para o organismo, podemos apresentar os sinais físicos da depressão. Com a má alimentação, vem tambem a falta de sono. O uso de álcool, cigarro, drogas, bem como fatores que às vezes escapam do nosso controle, como distúrbios hormonais, podem nos levar à depressão… Nesses casos, além do tratamento das emoções, é necessário um tratamento médico para restabelecer a ´saúde. No entanto, de nada adianta ir ao médico, tomar medicamentos controlados  e continuar prostrado na cama. Precisamos ir ao médico para tratar de nossos distúrbios físicos e, se necessário, dizer: doutor, não estou conseguindo dormir, não estou tendo apetite. O que o senhor me aconselha para mudar essa situação? Precisamos também cuidar da parte emocional, que é de extrema importância.
Além das cauas de ordem física, a depressão pode estar relacionada com experiências negativas que tivemos. Não adianta esconder as dores do passado. Mais cedo ou mais tarde, elas vêm à tona, sobretudo quando mudamos de faixa etária: da primeira para a segunda infância, para a adolescência, da adolescência para a juventude, da juventude para a idade adulta, da idade adulta para ancião. Nessas fases, a depressão acompanha toda a história do passado que retoma um lugar em nossa vida.  Por esse motivo que precisamos tanto de cura interior. São vários os caminhos que nos conduzem à dor da depressão: falta de carinho, separação dos pais, padrões severos de educação, traumas terríveis( principalmente o abuso sexual sofrido na infancia), perdas tidas como irreparáveis, morte repentina de um ente  querido, fim de um namôro, noivado ou casamento, desemprego desavenças familiares, falência, inpotência masculina, esterilidade, entre tantos outros. Outros  situações que podem desencadear quadros de depressão são fatos dolorosos que acontecem no dia a dia: desentendimentos conjugais, desentendimentos entre paise filhos, enfermidade grave, clima de tensão, sobrecarga se trabalho, decepção com pessoas de confiança…Geralmente, a maioria das pessoas se descobre deprimida quando o quadro já é grave. Sem perceber os pequenos sintomas que aparecem em nosso cotidiano, não procuramos ajuda. Claro não se pode desesperar. A fé têm muito a nos dizer nesses momentos. A única coisa que pode resgatar as pessoas deprimidas do fundo do poço é a fé depositada em Deus. O sofrimento com fé é totalmente diferente do sofrimento sem fé. Sofrer sem fé é sofrer mais, e por mais tempo. Se não associarmos  nosso sofrimento ao de Jesus, corremos o risco de perder o sentido da vida e até mesmo de perder o Céu. O que é melhor para nós quando nos encontramos  deprimidos? Segurar na mão de Deus e caminhar com fé! Com a fé somos mais que vencedores, pois o Senhor nos dá o suporte necessário. Essa fé deve ser  alimentada. Trata-se de uma fé carísmática: firma, corajosa e verdadeira!  Nas situações de depressão, a fé se transforma na luz capaz de iluminar as trevas do coração.
Como podemos ler no Salmo 54,23:”Depõe no Senhor os teus cuidados e Ele te sustentará.” Os problemas não aparecem somente para as pessoas afastadas de Deus. Eles atingem áqueles que estão na Igreja, seguindo sua caminhada. Nesse caso, é necessário não cair em acusações pessoais. Não se trata de falta de fé ou de prática religiosa insuficiente. A depressão parte de situações da hístoria pessoal que se acumularam. A depressão pode ter um traço hereditário. Por esse motivo, precisamos prestar atenção a nossa família, e verificar se nela existem ou existiram pessoas deprimidas…Não é tarefa tão difícil assim. Uma leitura atenta na Palavra de Deus nos faz descobrir que muitos heróis da fé passaram por momentos depressivos: Moisés, Jonas, Jó e tantos outros. Buscaram viver sua experiência pessoal com Deus, e venceram. Alguns passos para nos ajudar:
Primeiro Passo:  Não devemos ficar parados. Pegar o terço à tarde, fazer uma caminhada ao ar livre, rezar o Rosário pela família…etc. trabalhar para Deus, fazer algum esporte. O movimento é fundamental. Precisamos nos sentir úteis, servir…   Se ficarmos trancados no quarto, diante do computador,ou da TV. Programas alienantes.
Segundo passo: Para alcançar a cura da depressão é não nos deixar vencer pelo negativismo. É preciso levantar a auto estima, pois o nosso Deus, é um Deus vencedor.
Terceiro passo: É despertar á fé. Trata-se de renovar a nossa confiança nos cuidados amorosos de Deus. Com certeza venceremos á depressão.
Quarto passo: Está relacionado com á Palavra de Deus. Ter presente pequenas porções bíblicas: Ex: os salmos, frases da Palavra de Deus. São exelentes remédios para à cura da depressão. Aprender versículos da Bíblia,nos momentos de escuridão, repetí-los. Nesses momentos é preciso rezar. Como à depressão é um vale escuro,no qual nos sentimos sózinhos e incapazes de fazer qualquel coisa devemos nos apegar à oração. Caso contrário, só nos resta negativismo e dor. Façamos uma seleção de salmos: Ainda que eu passe pelo vale escuro da morte, nenhum mal temerei porque estais comigo. Vosso bordão, vosso cajado me dão segurança”. SL 22,4. O Senhor é a minha luz e a minha salvação. De quem éu terei medo? O Senhor é o baluarte da minha vida, perante quem tremerei? SL22: O Senhor é o meu Pastor, nada me falta. SL 17,7: Na minha angútia, invoquei o Senhor, gritei para o meu Deus, e do seu templo Ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos.” SL 62: Senhor, sois vós meu Deus,àquele que eu desejo desde aurora. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. E assim outros salmos. ” O Senhor cura os que têm o coração ferido e pensa-lhe as suas chagas.”A oração feita do coração é forte o bastante para curar as nossas emoções. Deus está extraindo essas feridas para poder curá-las. O amor de Deus deseja nos capacitar a viver com segurança conforme as palavras do livro de Fl.3,13-14: “Se tiveres de atravessar a àgua, eu estarei contigo, e os rios não submergirão”. Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.”

Um comentário:

Perpétuo Socorro disse...

gostei muito do texto, pois estou passando por um momento muito delicado na minha vida
Obrigada!!!!
Ps postem mais