VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

22 de dezembro de 2009

EM BUSCA DE UMA MANJEDOURA


O Menino-Deus já nasceu a 2009 anos atrás em Belém, numa manjedoura em meio a um conjunto de situações difíceis que Maria e José, infelizmente, tiveram que suportar. Tudo isso, para mostrar ao mundo que o Rei que nascera, não tinha o seu poderio em meio a estruturas de riqueza e fama e, sim, de humildade e obediência a Deus para os homens. E isso, não tira a sua soberania, uma vez que Jesus é o “Chefe dos reis da terra” (Ap ,15). 
Mas, aqui estamos nós! O advento chega-se ao fim e aproxima-se o Natal do Senhor
Ele já nasceu, claro!, cumpriu sua Missão, morreu numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia com glória e majestade (pois a pedra não foi capaz de prendê-lo no túmulo e nem as forças do inferno capaz de impedi-lo de ressuscitar), subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim. Mas, neste século, os cristãos renovam a Celebração do Natal e Ele faz questão de nascer de novo naqueles que abrem os seus corações.
Imaginemos o diálogo entre Deus e seu Filho, Jesus, quando este, já “estava com Deus e era Deus” (Jo 1,1), quando Deus pede: “Meu Filho, desce lá, naquela terra impura, faz-se homem, prega a Palavra, realiza milagres, prodígios e sinais, estabelece a nossa Igreja e Religião e não esquece ‘dar a tua vida’, sendo obediente até a morte e morte de cruz!”. Jesus, claro, que é a Obediência por excelência, respondeu a seu Pai, que é também, nosso Pai e nosso Deus: “Sim Papai, tornar-me-ei homem e farei o que o Senhor me falou, por amor a que, de tal maneira, nós temos pela humanidade...”    
 E o Deus Eterno, deixa o seu trono, a adoração, a glória e a majestade dos anjos no céu (não que ele deixa-se de receber quando estava aqui na terra), e faz-se Verbo de Deus sendo um ser humano: 100% Homem e 100% Deus. E a Palavra de Deus afirma que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).
As pessoas não percebem o amor de Deus por elas. Os cristãos não abrem os olhos para o melhor de Deus que ainda está por vir. A humanidade descarta a possibilidade da comunhão entre Deus e os homens. Nós não percebemos que a derrota só existe quando estamos distantes do Senhor. A felicidade está em se deliciar com o cumprimento da vontade de Deus! Tudo isso se faz a partir do momento em que damos espaço para que Jesus possa nascer na nossa vida.
Será que as pessoas não percebem que Jesus quer nascer de novo? Quantas vezes proibimos o Menino-Deus de nascer na nossa vida! Jesus está de novo, na porta do nosso coração, disposto a buscar moradia e ter vida de intimidade conosco:
Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo” (Ap 3,20).
Quantas pessoas se preocupam com o consumismo e o materialismo: roupas da moda, presentes, festas, farras, brincadeiras, amigos-secretos, cachaça, vinho, peru, superstições, dinheiro, fama, casa nova, árvores de natal... São artifícios que entulham o nosso coração para que o Menino-Deus passe bem distante do nosso “Natal” e da nossa vida. Além disso, podemos diagnosticar uma idolatria tremenda a tudo isso, quando há, entre nós, a predominância de muitos cristãos que guardam em seus corações um caráter egoísta, subumano, mesquinho e relativista. (Raça de víboras natalísticas!)
Muitos não sabem nem sequer o significado verdadeiro do Natal; e, em festas, por exemplo, em meio a danças, prostituição e cachaças, saúdam uns aos outros com a frase: “Feliz Natal!” Isso, é cultura de morte e não a Celebração do Natal. O único que se alegra com isso é Aquele que só veio para “roubar, matar e destruir” (Jo 10,10). Os que fazem isso, não estão somente desprezando o Menino-Deus que quer nascer em seus corações. Mas abortando o Deus da Vida. Tem gente, celebrando Satanás, achando que está celebrando o Nascimento de Jesus! (pasmem!). O pior, é que além de muitos socializarem isso como normal aplaudem os que cometem tal torpeza (Rm 1,32).
Queridos irmãos, “busquemos o Senhor enquanto ele se deixa encontrar” (Is 55,6). Aproveitemos esse maravilhoso e único Deus que se fez criança e procura abrigo de porta e porta. Não deixemos mais, Jesus nascer no prato onde o boi come (manjedoura), mas abramos o nosso coração para Deus que quer nascer de novo, na nossa vida, e ter amizade conosco!
A nova manjedoura que Jesus quer nascer é o nosso coração, que é o lugar onde amamos verdadeiramente. Por isso, Deus, já no Antigo Testamento, colocou como Lei:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6,4).
Esse coração (meu e seu) é o espaço que Deus quer preencher com o seu amor e com o seu reino. Deixemo-lo nascer e fazer moradia em nossos corações para que sejamos felizes. Você já imaginou quem quer nascer no teu coração? Você tem a ideia de quem quer ter moradia contigo?
O Deus que criou tudo do nada e fez um paraíso pros primeiros homens. O Deus que escolheu uma raça (os hebreus), para dela, vir o Salvador. O Deus que libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, fazendo-os atravessar a pé enxuto, abrindo caminho no meio do mar vermelho e alimentado-os com o pão dos anjos (maná). O Deus que enviou o Senhor Jesus Cristo para morrer numa cruz remindo assim a humanidade. O Deus que não é homem pra mentir e nem filho de homem pra se arrepender. O Deus que troca reinos por ti e entrega nações em troca da tua vida. O Deus que escreveu o teu nome nas palmas de suas mãos. O Deus que libertou a tua vida da morte e remindo-te, escreveu o teu nome no livro da vida para pronunciar o teu nome no Grande Dia de Deus, quando ele voltar numa segunda vez, com os seus próprios lábios. Esse Deus, que todos os dias te ama e que te dar o ar que você respira, forças pra você trabalhar, o sol para brilhar sobre os teus dias e a lua para brilhar sobre as tuas noite e a chuva para produzir alimentos necessários a tua vida e que todos os dias bate na porta do teu coração, muitas vezes levando tanta “portada na cara”; porém, que não desiste de você, te pergunta agora: você permite que neste Natal eu possa nascer na manjedoura do teu coração?...
A resposta é pessoal e para Deus! Fique a vontade e não perca a oportunidade que é única! Deus te abençoe poderosamente! 
 Feliz Natal e um ano novo cheio de bênçãos e vitórias realizadas pela mão poderosa de Deus!

Cássio José!
Pregador da Renovação Carismática Católica em Camocim
Faz Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC e atualmente está coordenando o Grupo de Oração Renascer.

Nenhum comentário: