VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

17 de maio de 2010

IV ENCONTRO ESTADUAL DE PREGADORES - RCC CEARÁ

O Seminário para pregadores nasceu como inspiração no ano de 2006 e teve sua primeira realização em 2007. Sem grandes pretensões, senão apenas a de reunir, formar e reciclar os pregadores da Arquidiocese de Fortaleza, o Seminário para pregadores vem adquirindo cada vez mais credibilidade e maior participação, não se restringindo apenas a pregadores, nem à Arquidiocese. Ou seja, catequistas, formadores, coordenadores de grupo de oração e comunidades e demais lideranças têm participado do encontro ao longo destes quatro anos. Ademais, já desde o primeiro Seminário pudemos contar a participação de membros de outras cidades que não estavam compreendidas na área de atuação da Arquidiocese de Fortaleza. Portanto, vê-se que o Seminário para pregadores, logo de início, embora se tratasse de um evento local, já atingia participação em nível estadual.

Com relação aos palestrantes, a organização sempre teve o cuidado de trazer pessoas que tivessem relação direta com a vida prática do ministério de pregação, em especial, que os mesmos fossem também escritores. Assim, os participantes poderiam conhecer mais de perto aqueles por quem eram formados e instruídos por meio de livros.

Foi o caso do pregador do primeiro Seminário, Ronaldo José de Sousa, da Paraíba (doutor em sociologia, professor universitário, pregador e escritor renomado em todo o país). O encontro foi realizado na Comunidade Anuncia-me, localizada no bairro Serrinha e contou com uma média de 250 participantes – número bastante expressivo para uma primeira edição.

No ano seguinte, em 2008, mantivemos o mesmo local e, desta vez, foi convidado como palestrante para o encontro outro escritor: Renato Ritton, do Rio de Janeiro. O encontro continuou atraindo a participação de pessoas vindas de outras cidades do estado, não se restringindo apenas à Arquidiocese de Fortaleza (compreendida pela capital e região metropolitana). Percebeu-se uma manutenção no número de participantes. No entanto, o que se destaca como importante desta 2ª edição foi a sua inserção do evento no calendário oficial da Renovação Carismática Católica de Fortaleza, fortalecendo a imagem do encontro e, agora, sendo respaldado por todo o movimento.

Em 2009, foi realizada a 3ª edição do encontro. Este ano teve um caráter muito especial, pois contamos com a participação do coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes (Pelotas/RS). Ademais todas as bênçãos ocorridas neste encontro, ele serviu para conferir uma nova estrutura ao evento, pois a participação aumentou sobremaneira e a organização precisa dar um retorno aos participantes. Então passou-se a realizar o encontro em um auditório que oferecesse mais conforto e segurança aos participantes e organizadores. Foi realizado no auditório do Colégio Salesiano Juvenal de Carvalho, onde contamos com uma média de 400 participantes – superlotando o local.

Percebeu-se daí, a importância que este encontro havia adquirido para a Renovação Carismática do estado e adesão por parte dos membros do movimento. Ainda na parte de estrutura, iniciou-se uma divulgação mais intensa do evento, veiculando chamadas na Rádio Dom Bosco (atualmente a rádio ocupa a 2ª colocação em audiência). Para este ano de 2010, o Seminário para Pregadores vai para sua 4ª edição. Será mantida a mesma estrutura do ano anterior, buscando segurança e conforto aos participantes. A organização realizará o evento deste ano no SESI-Barra do Ceará: auditório climatizado, com capacidade para 700 pessoas e oferecendo, ainda, estacionamento no local, garantindo a segurança aos participantes.

Dada a boa repercussão dos anos anteriores e a importância dos convidados para este ano, além da participação de pessoas da capital, região metropolitana e demais cidades do interior do estado, já estamos recebendo contatos de pessoas de outros estados do nordeste interessados em participar do encontro, por exemplo, Bahia e Rio Grande do Norte e, ainda, confirmações de participantes vindos de Santa Catarina, na Região Sul do país.

Fonte: http://pregacao.rccceara.net/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=2

Nenhum comentário: