Seguidores

11 de maio de 2012

Missa com Dom Cláudio Hummes inaugura Convenção Shalom 30 anos

Roma, 10 Mai. 12 / 04:20 pm (ACI)

Na noite desta quarta-feira, 09, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, foi realizada a missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos. A celebração foi presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, que já foi Arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom em nível Diocesano na Páscoa de 1998.

A Celebração marca, além da abertura da Convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da Comunidade Shalom que moram no exterior. O início foi às 19h30minh (horário de Roma), sendo acompanhada ao vivo por mais de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM a partir das 14:30h (horário de Brasília). A missa repercutiu no microblog  twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo por alguns minutos o primeiro termo no Trending Topics.

Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da peregrinação da Comunidade Católica Shalom a Roma para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco que ano 1200 foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje” – ressalta, lembrando palavras do Beato João Paulo II.

Dom Cláudio assinalou também a necessidade da vivência em comunhão com a Igreja e os bispos locais, sendo verdadeira renovação, proporcionando unidade e crescimento. “É necessário viver como santos”, se dirigindo ao Evangelho, onde Jesus anuncia: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 5). O celebrante conclui com seus desejos, como Igreja, para a comunidade e aos consagrados: “Sejam firmes e perseverantes em seu carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide!”, proclamou.

A celebração prosseguiu com o Rito das Promessas definitivas através do qual os consagrados no Carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação missionária.

Na palavra do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom Moysés Azevedo aos que fizeram as promessas definitivas disse que estes “na força do sacramento do batismo dar um sim definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou”.

Moysés ainda falou que em um mundo que perde a noção do definitivo porque não consegue mais olhar para a eternidade suplicava ao Senhor que cada um dos presentes fossem como “janelas da eternidade” para os homens e mulheres dos dias de hoje.

O missionário reinaudi que faleceu há vinte dias foi também lembrado na fala do Fundador. “ Ele [Reinaudi] testemunha no céu que vale a pena uma vida doada, ofertada com alegria e felicidade. Com brilho nos olhos. Portemos no nosso olhar a alegria de quem corresponde à escolha definitiva de Deus em nossas vidas”, disse.

A Dom Cláudio dirigiu Moysés de Azevedo também dirigiu algumas palavras: “O senhor faz parte de nossa história. O senhor nos acolheu com o coração de pai, pastor e protetor. Deu-nos o reconhecimento diocesano, estava ao nosso lado no reconhecimento pontifício e hoje estar conosco nos nossos trinta anos e no recebimento de nossos estatutos definitivos. Muito obrigado”.

Fonte: http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Você é o visitante n.º