VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

28 de agosto de 2012

Para mostrar ao mundo as razões da nossa fé

Quando o Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL foi lançado, em abril de 2010, eram oferecidos dois cursos. Um deles já era o “Introdução à Bíblia Sagrada”. Depois de formar centenas de alunos, ele passou por uma reformulação e volta à grade em 2012. Mais ágil e direto, o curso ficou mais enxuto em seus conteúdos, transformando as aulas em permanentes (re)descobertas sobre as Sagradas Escrituras, seus textos e a espiritualidade que pode surgir a partir de sua leitura. Nessa entrevista, o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL e professor do curso, Marcos Volcan, fala um pouco sobre as aulas e a importância da Bíblia na vida dos fiéis.

Revista Renovação: Nas últimas décadas, a Igreja tem procurado colocar as Sagradas Escrituras em evidência na vida dos fiéis. Qual a importância da intimidade do católico com a Bíblia?
Marcos Volcan: De fato, isso vem acontecendo. O Concílio Vaticano II nos abriu um leque novo sobre o assunto. Eu destacaria dele a Constituição Dei Verbum, que traz orientações de como nós devemos ler a Bíblia, estudá-la. Então, nos últimos 50 anos, temos sido enriquecidos por documentos como este e tantos outros, como o Verbum Domini. Temos que aproveitar as riquezas que a Igreja nos dá através das orientações, da sua Tradição, dos seus documentos. A Bíblia é fonte de espiritualidade. Ela é elemento fundamental, essencial, para nós termos intimidade com Deus. A Sagrada Escritura revela Deus e possibilita que estejamos mais perto daquilo que é o seu pensamento, daquilo que Ele é e que quer que nós sejamos. Então ela é importantíssima na vida de qualquer católico que queira viver nestes dias onde temos que  responder a tantas coisas que o mundo nos apresenta, nos desafia.

Revista Renovação: O amor pela Palavra é uma das características daqueles que experimentaram o Batismo no Espírito Santo. Como se dá essa relação?
Marcos Volcan: A experiência do batismo no Espírito Santo é transformadora, mexe com nosso interior, com a nossa mentalidade. Como diz São Paulo, aquele que está em Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas passaram, tudo se fez novo (cf. 2Cor 5,17). Quando somos batizados no Espírito, acontece algo novo: tomamos consciência de que somos filhos amados de Deus. Então queremos conhecê-lo, descobrir quem Ele é. E aí vamos entrando em todo esse processo da salvação divina, que envia Seu Filho e nos dá o Espírito. A Palavra, portanto, vem a fundamentar esta experiência. É como se despertássemos de um sono, no qual estávamos assim adormecidos há muito tempo e acordamos com fome, com sede, querendo alimento. Da Palavra de Deus, conseguimos tirar a essência daquilo que vai nos alimentar.

Revista Renovação: Muitas pessoas reclamam que não compreendem a linguagem bíblica. Como o curso Introdução à Bíblia Sagrada pode auxiliar os alunos em uma aproximação com os textos da Bíblia?
Marcos Volcan: É verdade que quando nós lemos o texto sagrado, muitas vezes não o entendemos, porque foi escrito em épocas distantes e por pessoas que tinham hábitos culturais e uma linguagem diferente da nossa. Mas a Bíblia tem uma função especial de revelar o coração de Deus à humanidade, revelar como ele se relaciona com o seu povo. Então é de se esperar que a Palavra de Deus possa ser entendida por todas as pessoas. Nós não podemos ter medo de manusear, de ler a Bíblia, mas temos também que entender que alguns textos foram escritos dentro desse contexto, dentro desses tempos e épocas distantes. Por isso, um curso ou uma leitura de livros auxiliares podem nos fazer entender melhor o que a palavra de Deus quer nos ensinar.

Revista Renovação: Marcos, por que fazer o curso Introdução à Bíblia Sagrada do Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL?
Marcos Volcan: Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, é penetrante como uma faca de dois gumes. Se eu a conhecer, se eu me aproximar da Sagrada Escritura, tenho condições de responder ao mundo, de forma direta, as razões da minha fé. Esse curso introdutório nos insere na vida do Movimento, nos dá possibilidades de interagir com pessoas do Brasil todo dentro de uma sala de aula virtual. E assim nós estaremos cada vez mais crescendo na fé e com condições de testemunhar Jesus diante do mundo. 

Fonte: http://www.iead2rcc.org

Nenhum comentário: