VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/rcccamocim

26 de março de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DO COORDENADOR DE GRUPO DE ORAÇÃO

- Na mão esquerda a Bíblia, na mão direita o coração, as pernas tremulas e os joelhos no chão. Essa deverá ser sempre a posição do evangelizador – Guiados pela Palavra de Vida Eterna, pelo amor do Salvador, tendo consciência de nossas limitações, mas certos que através da oração alcançaremos as graças da ação do Espírito Santo.

-
Receber os participantes de maneira festiva, fazendo com que cada um cinta que é o centro das atenções. Não fazer distinção entre os participantes, no grupo todos tem a mesma importância. Uma exceção será aplicada somente aos novatos que deveram ser recepcionados de maneira calorosa e especial.

-
Nós temos dois ouvidos e uma boca, isso significa que devemos ouvir mais e falar menos. Valorizar o participante e suas opiniões por mais simples que seja. Isso não é ser falso, é incentivar a participação. Não se permita achar que pelo simples fato de estar à frente do grupo você é superior, tenha convicção do que está fazendo, mas lembre-se que não é o dono da verdade.

- Esteja atendo a mudança de comportamento ou até mesmo a ausência de um participante, seja solidário e procure fazer com que o grupo participe ativamente da vida em comunidade. O problema ou a carência de um pertence a todos.O trabalho do grupo não se restringe aos encontros, estar presente no dia-a-dia dos participantes é de suma importância. Lembra das palavras do sacerdote na hora do sacramento do matrimônio: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...”, pois bem, nossa missão é idêntica, nos confraternizarmos nas celebrações, mas principalmente nos fazer presente na hora da dor.No grupo algumas vezes as coisas não saem como planejamos ou não está caminhando como gostaríamos, sentimos muitas vezes que tudo parece estar sendo empurrado com a barriga, nos desanimamos com a falta de compromisso. (Ôps!) Está na hora de usar nossos super-poderes: “joelhos no chão e Bíblia na mão” e usar as palavras mágicas: “Senhor, a ti elevo a minha voz, escuta a minha súplica quando te peço ajuda, quando elevo as mãos para teu santo templo.” – Salmo 28.

- Deus é Pai, Deus é amor! E como Pai amoroso que só deseja a nossa santificação, algumas vezes em nossa caminhada, Ele permite que a provação se instale em nossa vida, para mostrar que estamos nos distanciando Dele e de Seu projeto. Devemos lembrar que a ação do Espírito Santo entra em nós através da nossa intimidade com Jesus por meio da oração. Jesus em Seu ministério sempre nos deu a chave para a união com Deus: “coragem, filha! A tua fé te salvou”, “a tua fé te curou”, “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda...” – Precisa explicar mais alguma coisa.

- Nunca colocar interesses acima da nossa missão que é evangelizar. Devemos sempre nos policiar para não cair na tentação. Já disse um pensador: “quando nos julgamos superior, começamos a ver nosso irmão pela metade”. Se nos cercamos de pessoas humildes devemos ter o cuidado de não ser objeto de idolatria, se nos cercamos de poderosos que não sejamos alvo de cobiça e favores. Nós evangelizadores, devemos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo e ter sempre no coração as palavras de Jesus: “Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças”, “não sejais como os hipócritas..., que tudo fazem em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa”.

- ORAÇÃO
, a palavra é a união de duas ações “rezar e agir”, já dizia São Tiago: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações! Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem a prática, é morta”. (Tiago 2,18.26) É dever do evangelizador, - sob pena de esvaziar o espírito e conseqüentemente enfraquecer o corpo – voltar-se diariamente para Deus, não só com a leitura da Palavra mas principalmente com a escuta, pois é no silêncio da meditação que o Pai Misericordioso grita aos ouvidos da alma e faz brotar o desejo de agir.


- Humildade, testemunho e obediência
– Nós evangelizadores devemos sempre lembrar que não agimos em nosso nome, mas sim em nome de Cristo. Nunca devemos esquecer que a nossa conduta seja no falar ou no agir, será para o grupo o espelho dos ensinamentos de Jesus. A idéia do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não funciona. Sigamos o mestre: “fazei-vos escravos uns dos outros, pelo amor, Lembre-se: eu não vim para ser servido, mas para servir”. “Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência, por aquilo que ele sofreu. Pela obediência à verdade, vos purificastes, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor”.


Fonte: http://33catolico.blogspot.com/2010/03/os-10-mandamentos-do-coordenador-de.html

Um comentário:

Unknown disse...

queria saber quem vigia a conduta de um cordenador de crupo de oração da rcc. jose de df