Seguidores

23 de fevereiro de 2012

Franciscanos pedem ações concretas em favor da população da Síria



O Custódio da Terra Santa, frade Pierbattista Pizzaballa, lançou um apelo diante da emergência na Síria, pedindo ações concretas em favor da população.

"Depois das mudanças políticas no Egito, a situação da Síria indica o quanto o panorama no Oriente Médio está se transformando. Até um ano atrás, seria impensável prever os atuais cenários", escreve o frade franciscano.

Ao longo destes meses de grande tensão, frade Pizzaballa garante que os franciscanos continuam empenhados em apoiar as necessidades da população local, junto a outros poucos expoentes da Igreja latina. A Custódia da Terra Santa está presente em várias partes do país: Damasco, Aleppo, Lattakiah e Oronte.

Segundo o frade, os postos de atendimento médico dos conventos franciscanos se tornam locais de refúgio e de abrigo para todos, sem distinções entre os grupos étnicos dos alauítas, sunitas e cristãos, nem entre rebeldes e membros governamentais.

Frade Pizzaballa denuncia a precariedade da vida econômica do país, pois os turistas cancelaram suas viagens, e os produtores agrícolas enfrentam dificuldades. Nas grandes cidades, a eletricidade é interrompida durante horas todos os dias, e os combustíveis são racionados. Esta carência gera enormes dificuldades para a população, obrigada a enfrentar o inverno sem aquecimento.

"Em suas exortações singelas, Francisco refletia a graça recebida de Deus e, na experiência da vida cotidiana, testemunhava o calor da fé como o bem mais caro e precioso a ser cultivado e fortalecido. Nós, frades, temos a tarefa de imitar e transmitir os ensinamentos do nosso mestre às futuras gerações, para que elas possam continuar o caminho que ele traçou com tanto amor e dedicação humilde", salientou.   (Fonte: Canção Nova Notícias)
Texto retirado de: http://www.portalecclesia.com/


Nenhum comentário:

Você é o visitante n.º